Zeroseuns
VPN

Qual é a melhor vpn em portugal?

Lucas
18 julho, 2020
Qual é a melhor vpn em portugal?

O uso de uma VPN pode trazer mais privacidade e segurança na navegação e no uso da internet em geral. No entanto, é preciso saber escolher uma VPN em Portugal que seja confiável.

O que é uma VPN?

VPN (Virtual Private Network) significa Rede Privada Virtual e é uma forma de ocultar o tráfego de dados, para que o provedor e outras empresas não identifiquem o que está sendo feito.

Redes desse tipo também podem ser utilizadas para acessar redes internas de empresas de forma remota.

VPN em Portugal
Como um escudo, um bom serviço de VPN impede que terceiros espiem seu comportamento na Web.

Essa proteção é possível porque o sistema de uma VPN criptografa toda a informação do acesso. Isso se aplica não só a páginas Web num navegador, mas também no uso de serviços online, como o streaming.

Mais do que somente os dados, o próprio endereço IP é ocultado e substituído por um completamente diferente.

Por que utilizar uma VPN em Portugal?

Não existe um lugar no mundo que esteja completamente a salvo da invasão à privacidade. Seu provedor coleta dados sobre seu uso da internet, assim como diversas outras empresas. Com fins comerciais ou não, esses dados coletados representam não só menor liberdade, como também um risco à segurança do usuário.

Por exemplo, acessar uma rede pública durante um passeio na cidade pode expôr as suas informações de forma muito arriscada. Utilizar uma VPN em Portugal protege dados pessoais e financeiros, além de informações sobre o que é acessado ou como o tráfego é utilizado.

Em resumo, as vantagens de seu uso incluem:

  • Maior privacidade por ocultar o IP e as informações do acesso.
  • Protege contra os ataques virtuais.
  • Acesso a serviços bloqueados em Portugal, sem sair do país, alterando a localização pelo IP.
  • Eliminação do bloqueio de tráfego que limita a velocidade em certos canais, como os de streaming (Netflix, Disney+, Amazon Prime em Portugal e outros), que muitos provedores realizam.
  • Acesso ao conteúdo de Portugal quando estiver a viajar.

Qual VPN usar em Portugal?

Hoje em dia há diversos provedores de VPN em Portugal que poderiam ser utilizados. No entanto, levar um pouco de tempo para analisá-los e decidir com base em evidências pode fazer a diferença na sua segurança.

Alguns exemplos de VPN em Portugal são:

  1. Mullvad: Provedor de VPN em Portugal ainda pouco conhecido. Não faz nenhum registo da atividade dos utilizadores e é compatível com Windows e MacOS. Os seus servidores incluem não só Portugal (Lisboa), como também 35 outros países.
  2. NordVPN: Possui uma das melhores notas de desempenho do mercado e consegue desbloquear sites de streaming como a Netflix. São mais de 60 países e um sistema criptografado de alto nível.
  3. VyprVPN: Compatível com os principais sistemas operacionais e dispositivos móveis, mas possui reclamações de que guarda registros da navegação do utilizador, apesar de mantê-la anónima.
  4. ExpressVPN: Permite streaming, está disponível para as principais plataformas e pode ser conectado a roteadores, cobrindo toda uma rede. Aceita até cinco dispositivos utilizando um plano ao mesmo tempo.
  5. Surfshark: Preza por um serviço consistente, embora não tenha tantos servidores quanto os principais nomes de VPN em Portugal. Também é utilizada para streaming e possui política de reembolso, como a ExpressVPN.
  6. PureVPN: Guarda registos como o VyprVPN e possui fama de compartilhá-los com entidades governamentais. A velocidade também não é o seu forte, especialmente por poder ser necessário utilizar o protocolo OpenVPN para maior privacidade.
  7. CyberGhost: Não está entre as mais rápidas da lista, mas possui proteção contra vazamento de IP/DNS, algo que aconteceu à PureVPN. Também desbloqueia canais de streaming mundialmente.
  8. PIA VPN: Private Internet Access (PIA) não é a opção mais consistente para streaming, além de ter variações na sua velocidade. Por outro lado, é seguro e permite uso de torrent em total anonimato. Aceita até 10 dispositivos simultâneos.

Outras opções de serviços

Finalizando a nossa rápida olhada em serviços de VPN em Portugal, podemos citar mais três opções com os seus altos e baixos. A primeira, a IVPN, vem a melhorar com o tempo em número de servidores. No entanto, coleta registos que são utilizados no Google Analytics, o que não é tão reconfortante.

Já a VPN.ac não mantém registos, permite 6 conexões simultâneas e é compatível com os principais dispositivos e sistemas operacionais. É um servidor relativamente novo, e conta com algumas reclamações de desempenho.

Por fim, a CactusVPN é uma VPN em Portugal que conta com planos que baseiam o custo na região de onde se deseja utilizar os servidores, com garantia de reembolso. É um serviço confiável, seguro, mas um tanto restrito quanto às possibilidades – mesmo assim, roda streaming.

Melhor VPN em Portugal para Netflix
Computadores, tablets e celulares podem ficar protegidos com um bom serviço de VPN.

Qual é a melhor VPN em Portugal para Netflix?

Após uma extensa seleção de serviços, já deu para perceber quais são mais confiáveis e possuem a melhor reputação. Quando se trata de segurança, sem falar num desempenho satisfatório, é melhor confiar na opinião de outros.

Das que mencionamos oferecer a possibilidade de streaming, é importante indicar as melhores VPNs em Portugal para Netflix. Assim, ficará mais fácil decidir por uma:

  1. ExpressVPN
  2. NordVPN
  3. Surfshark
  4. CyberGhost

Quanto custa esse tipo de serviço?

Após saber quais são as melhores, o passo seguinte é ter uma boa ideia de quanto custa uma VPN em Portugal. Alguns são mais caros por serem um serviço de mais alto nível, mas não dá para pôr um preço na segurança.

Em geral, os quatro servidores mencionados anteriormente podem sair em torno de R$10-15/mês em planos mais amplos. Um plano mensal chega a custar cerca de R$60 ao mês, ainda um custo baixo em se tratando de segurança.

A regra geral é de reembolso em até 30 dias na maioria dos casos, o que dá tempo de pensar se o serviço vale a pena. Se for o caso, basta contratar a tranquilidade de uma privacidade real por mais tempo e pagar muito menos.

Existe uma VPN grátis em Portugal?

Por mais que haja anúncios a perder de vista sobre o tema, a realidade é que nenhuma VPN é grátis. Seja em Portugal ou outro país, os serviços que se denominam gratuitos não oferecem a privacidade e segurança das melhores VPNs.

Na verdade, pode ser ainda mais arriscado, pois não se sabe a quem esses provedores VPN podem fornecer os dados. Afinal, se eles não cobram mensalidades, precisam encontrar uma forma de manter o serviço.

Já vimos que o custo mensal é baixo, especialmente se comparado às vantagens de se utilizar uma VPN em Portugal, mencionadas no início do artigo. Portanto, não coloque seus dados em risco.