Zeroseuns
Uber

Como trabalhar de Uber em Portugal?

Lucas
25 junho, 2020
Como trabalhar de Uber em Portugal?

O que é preciso fazer para trabalhar de Uber em Portugal? Quais as vantagens de um condutor de Uber? Quais as exigências impostas ao motorista? Tudo isso e mais neste artigo.

O que é Uber?

A Uber é uma empresa de tecnologia que visa intermediar uma série de serviços entre fornecedores e utilizadores. O serviço mais conhecido é o de motorista, embora também ofereça oportunidades a entregadores.

Após registar-se e ser validado, qualquer condutor pode se tornar um motorista Uber e começar a atender passageiros.

Além do carro, a única ferramenta necessária é o aparelho celular. Por esse motivo, é crescente o número de pessoas que querem trabalhar de Uber em Portugal.

Quais são as vantagens de ser motorista de aplicativo?

Não sendo um vínculo de emprego, o motorista de Uber em Portugal não possui obrigações com horário.

É possível trabalhar quantos dias quiser e puder, pelas horas que se fizerem necessárias. No máximo, está a ser imposto um limite de 12 horas ao dia.

A flexibilidade permite fazer mais ou menos dinheiro num mês, conforme decisão do motorista.

Também estamos a falar de um serviço ajustado à demanda. Assim, quando há muitos passageiros, o motorista recebe mais pela mesma corrida.

Por fim, um motorista de Uber em Portugal pode trabalhar em Lisboa, e então no Porto, ou outro lugar. A flexibilidade também se aplica à localidade, e essa é uma grande vantagem.

Como se tornar Uber em Portugal?

Com um dispositivo móvel (celular, tablet) ou computador, qualquer motorista pode virar Uber em Portugal.

É preciso preencher um formulário, indicando dados como nome, e-mail, cidade e outros detalhes.

Em seguida, será necessário fornecer alguns documentos à Uber. É por meio dessa averiguação que a empresa protege os seus utilizadores e motoristas. São os documentos necessários:

  • Carta de condução
  • Cartão de cidadão
  • Fotografia para perfil
  • Registo criminal
  • TVDE (Licença para transporte de passageiros)

Os documentos devem ser aceites para que a conta seja ativada, incluso a licença para motorista TVDE.

Com quais carros é possível trabalhar?

Um carro precisa de algumas características para rodar como Uber em Portugal. As exigências são:

  • Idade do carro não superior a 7 anos;
  • Ser um dos veículos autorizados em Portugal;
  • Titular do veículo deve ser o mesmo da licença;
  • Seguro veicular com as seguintes coberturas:
    – Responsabilidade Civil (50.000 euros);
    – Proteção de ocupantes (10.000 euros);
    – Cobertura para transporte comercial de passageiros.
  • Certificado de Inspeção Técnica Periódica.

Além disso, é possível dirigir Uber em Portugal com CNH brasileira. Tendo enviado os documentos e detalhes do motorista e do carro, basta aguardar. A ativação será informada ao futuro motorista de Uber.

motorista uber em portugal

Quanto ganha um Uber em Portugal?

Um motorista de Uber em Portugal pode receber de 900 a 2 mil euros por mês, em média.

Tudo depende, é claro, de como o condutor explora a flexibilidade oferecida pela empresa. O valor médio é superior ao salário mínimo do país.

Quais são os custos para trabalhar?

Quem decide ser Uber em Portugal deve ter em conta uma série de custos. Afinal, não faz sentido apenas considerar o que é recebido. A princípio, devemos considerar os custos com combustível e uma possível manutenção no veículo.

Outros custos menores que podem ser citados são o de registo criminal (5 Euros) e certificado TVDE (60 Euros). No mais, é preciso considerar os seguros adicionais, cujos valores devem ser pesquisados com as respetivas seguradoras.

Como funciona a Uber Portugal para passageiros?

Qualquer pessoa pode seguir os passos abaixo, que explicam como funciona a Uber Portugal:

  1. Baixe a versão do app para passageiros (Android ou iOS)
  2. A instalação será automática. Em seguida, crie o seu cadastro ou faça login com uma conta já existente.
  3. É obrigatório cadastrar um meio de pagamento, ou enviar dinheiro como créditos de Uber.
  4. Digite o endereço para onde deseja ir. Os valores serão atualizados em cada categoria, que utiliza a sua localização atual como partida.

Se tudo estiver OK, basta pedir a corrida e um motorista será encaminhado. O valor será debitado quando chegar ao destino. Caso queira mudar o ponto de partida, aperte na primeira barra de endereços.

Como funciona a Uber Portugal para motoristas?

O procedimento para dirigir com a Uber em Portugal funciona como no caso dos passageiros. No entanto, o aplicativo é diferente e deve ser baixado o Uber Driver para Android ou dispositivos iOS.

Após completar os passos em “Como se tornar Uber em Portugal?”, basta abrir o aplicativo. Assim que ligá-lo, o condutor passará a receber solicitações dos passageiros. O motorista deve aceitar e buscar evitar negar corridas, a menos que muito necessário.

Sempre busque saber se o pagamento será feito digitalmente ou em dinheiro.

Nesse segundo caso, será preciso ter troco para o passageiro. Ao concluir a corrida, finalize pelo app e aguarde a próxima solicitação, caso já não haja uma.

Como usar o Uber em Lisboa?

Todas as categorias de Uber, do UberX ao UberBlack, podem ser ativadas na capital Lisboa. Um dos pontos de maior frequência de passageiros e motoristas é o aeroporto Humberto Delgado. O local, utilizado em viagens internacionais, possui um local de embarque específico.

Os motoristas somente precisam seguir a indicação do GPS. No caso dos passageiros, ao solicitar uma corrida de dentro do aeroporto, basta seguir as indicações na tela do app.

Contacto com a Uber em Portugal

Para mais detalhes acerca de parceria e sobre se tornar um motorista de Uber em Portugal, contacte a empresa. O ideal é baixar o aplicativo e buscar a secção de Ajuda. Sem um registo, a opção é resolver as dúvidas com as respostas prontas do site.

Pode lhe interessar – Recrutamento Lidl de Chefes e Operadores de Loja