Zeroseuns
Uber

Como é Ser Motorista Uber em Portugal? [Guia Completo]

Lucas
17 dezembro, 2020
Como é Ser Motorista Uber em Portugal? [Guia Completo]

Ser um condutor de aplicativos é considerado um trabalho flexível e uma alternativa para quem quer liberdade ou está desempregado. Por isso, explicamos exatamente como é ser motorista Uber em Portugal.

Como é ser motorista Uber em Portugal?

O trabalho como motorista Uber em Portugal é livre de vínculo de emprego, o que resulta em maior liberdade e menos direitos. Como condutor cadastrado, o motorista presta serviços ao utilizador com a Uber como intermediária.

Como é ser motorista Uber em Portugal
Motoristas Uber prestam serviço intermediário entre a app e os utilizadores.

Em troca desse serviço, o motorista Uber em Portugal recebe boa parte do que o utilizador paga pela corrida. O valor cheio, que inclui a comissão da própria Uber, é definido segundo uma fórmula da própria empresa.

Quais são as vantagens dessa profissão?

Como ser um motorista Uber em Portugal é uma prestação de serviços facultativa, o condutor pode trabalhar quando quiser e pelo tempo que desejar.

Essa flexibilidade é uma das maiores vantagens da profissão. Pode-se trabalhar 2 horas por dia, três vezes na semana como complemento de renda, assim como 10 horas diárias e seis vezes na semana.

Além disso, não são só as horas trabalhadas que influenciam no quanto ganha um motorista de Uber em Portugal. A demanda impacta diretamente os preços, a gerar maior ganho aos motoristas Uber em horário de pico.

Por fim, a flexibilidade de localização também possui impacto sobre como é ser um motorista Uber em Portugal. Pode-se, por exemplo, dirigir de Lisboa até o Porto e pegar outra corrida de volta, sem a limitação dos táxis de Portugal.

Quais são as desvantagens de um motorista Uber?

O conceito sobre como é ser motorista Uber em Portugal depende também de uma ideia clara de suas desvantagens.

Por exemplo, a dependência da demanda faz com que, em cidades menos agitadas, seja possível ficar a aguardar por pedidos de corrida. Isso impacta diretamente nos ganhos do condutor.

Além disso, uma maior oferta também pode balancear o benefício dos ganhos múltiplos. Quanto mais motoristas Uber em Portugal, menor a demanda disponível para cada indivíduo.

No mais, os direitos e benefícios de um emprego, como no caso de um emprego de arquiteto paisagista, assistente de loja, ou qualquer outro, não estão presentes. Não há benefícios adicionais, apenas o pagamento das corridas.

Vale destacar, porém, que a Uber cobre o seguro para acidentes dos motoristas.

O que é preciso para ser motorista Uber em Portugal?

Aqueles portugueses e brasileiros a viver em Portugal interessados em se tornarem motoristas Uber devem se cadastrar. O processo pode ser realizado pelo site web oficial da Uber, ou então pelo aplicativo Uber Driver:

Baixe a versão Android ou iOS.

Seja qual for a escolha, será preciso fornecer algumas informações pessoais, além de dados que servirão para acesso à conta.

Preenchido o formulário, só terá a chance de trabalhar de Uber em Portugal após o envio e aprovação dos seguintes documentos:

  • Carta de condução
  • Cartão de cidadão
  • Licença para transporte de passageiros
  • Registo criminal
  • Uma fotografia para o perfil
Motorista Uber
A aprovação como motorista Uber é um processo para aumentar a segurança dos utilizadores.

Como começar a rodar como motorista Uber em Portugal?

Com a app Uber Driver para motoristas Uber em Portugal instalado nos links oferecidos acima, basta conectar-se. Ao ligar a app, o motorista passa a receber solicitações de passageiros imediatamente.

É claro que a intenção é aceitá-las, mas cuidado caso decida que a corrida não é interessante. Os motoristas são penalizados por cancelarem as solicitações, e devem evitar fazer isso, embora tenham o direito de fazê-lo algumas vezes.

Ao aceitar uma corrida, dirija-se até o local conforme a app Uber Driver ou o seu aplicativo de mapas favorito. Com o passageiro no seu carro, dê início à corrida e dirija até o local indicado.

Finalize a corrida e receba o dinheiro do passageiro em mãos ou via aplicativo, conforme cada caso. Esse recebimento é semanal, então será preciso aguardar para poder retirá-lo.

Por fim, avalie o passageiro e continue a sua ronda, sempre gentil e solícito.

Quanto ganha um motorista Uber?

Segundo dados coletados em pesquisa, os ganhos diários médios de um condutor Uber rondam os 50 euros por dia. No entanto, a depender do tempo trabalhado e da demanda, este valor pode chegar a 250-300 euros diários em casos isolados.

Por mês, sem considerar ganhos e situações extraordinários, a renda mensal de um Uber pode variar entre 900 e 1.500 euros, acima do salário mínimo português.

O que mais saber sobre como é ser motorista Uber em Portugal?

Portugal não é um país muito populoso, e algumas cidades são consideravelmente pouco agitadas. Por isso, atuar como motorista Uber em Portugal será mais proveitoso em cidades maiores e com turistas.

Faça testes e descubra em quais horários e com qual agenda não só consegue melhores rendimentos, mas também se sente melhor. Com isso, absorverá na prática como é ser motorista Uber em Portugal.