Zeroseuns
Empregos

Como conseguir um emprego de motorista?

Lucas
03 julho, 2020
Como conseguir um emprego de motorista?

Obter uma vaga de emprego de motorista de pesados ou motorista de ligeiros está muito mais fácil hoje em dia. Por meio da internet, há sites e aplicativos que intermedeiam o contacto entre empresas de pesados ou ligeiros e motoristas em busca de vagas.

Quais são os empregos de motorista disponíveis?

Atualmente, é possível conseguir com maior facilidade emprego de motorista de pesados devido à alta procura. Isso significa dirigir veículos maiores e mais pesados do que um simples carro.

Emprego de motorista

No entanto, as vagas para motoristas particulares de empresas, ou de ligeiros em geral, ainda permanecem em alta.

Como trabalha e quanto ganha um motorista de pesados?

Um motorista de pesados é um emprego de motorista em Portugal que lida com veículos de grande porte. A jornada de trabalho inclui horas de descanso, além de ser compatível com fins de semana livres. No entanto, o acordo final dependerá da empresa escolhida.

Motorista de pesados

Os motoristas de pesados podem encontrar emprego tanto para carregar mercadorias quanto passageiros. No primeiro caso, estamos a falar de camiões. Por outro lado, ônibus e carros com maior capacidade também se enquadram como pesados.

A remuneração base gira em torno dos 650 euros, embora haja casos em que chegue a mais de 2.000 euros. Os também chamados camionistas

O que é necessário para ser um camionista?

Para conquistar o emprego de motorista de pesados é preciso concluir algumas etapas. Caso tenha interesse numa vaga de emprego de motorista de pesados nacional urgente, pode ser que não dê tempo.

Portanto, tenha a certeza de garantir a documentação e o cumprimento dos requisitos a seguir o quanto antes:

  • Carta de Qualificação de Motorista (CQM)
  • Certificado de Aptidão para Motorista (CAM)
  • Talvez seja necessário comprovar prévia experiência.

Motoristas brasileiros podem se tornar carreteiros em Portugal?

Os carreteiros do Brasil são chamados motoristas de pesados em Portugal. Um motorista de pesados brasileiro precisa de mais do que a sua CNH e a documentação acima. Primeiro, o IMT de Portugal exige um curso adicional para os brasileiros (30 a 140 horas, a depender do caso).

Além disso, é obrigatório já possuir situação regular no país. Caso contrário, qualquer pedido formal de emprego de motorista de pesado será negado. Já na matrícula do curso (o CAM), o registo de comprovação de situação legal é exigido.

Como trabalhar como motorista de ligeiros?

Não é raro encontrar ofertas de emprego de motorista de ligeiros urgente, motivo pelo qual é bom estar preparado. Felizmente, as exigências são muito menores por conta da maior simplicidade do trabalho.

Motorista de ligeiros

Tudo o que o motorista de ligeiros necessita é uma carta de condução de nível B, desde que realmente seja para automóveis simples. Pode ser um emprego como taxista de uma cooperativa, um motorista particular, ou mesmo para levar produtos não perigosos até clientes.

Brasileiros podem ser motoristas de ligeiros em Portugal?

Quem vai do Brasil para Portugal por até 90 dias pode conduzir somente com a sua carta de condução normal. No entanto, isso não permite trabalhar em Portugal. Nesse caso, também é necessário passar pelo processo do IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes).

Como encontrar emprego de motorista em Portugal?

Como facilitadora, a internet promove acesso gratuito a listagens completas que ligam empresas a motoristas. Já que as situações estão sempre a mudar, não vale a pena indicar uma vaga específica. Em vez disso, tenha como base os seguintes sítios de classificados:

Emprego.sapo.pt

Emprego.trovit

Indeed.com

OLX

LinkedIn

Finalmente, também pode ser possível trabalhar como motorista de ligeiros ou pesados por conta própria. Sem se classificar como emprego, há menos garantias mas também mais oportunidades e flexibilidade.

Aplicativos para trabalhar de motorista sem emprego

O aplicativo mais conhecido para trabalhar dessa forma é a app da Uber em Portugal. Esse tipo de app permite que se trabalhe de motorista de ligeiros quando quiser e puder. No entanto, há outros aplicativos que permitem que um motorista de pesados também se vire por conta própria.

Um bom exemplo é a MUBCargo, na qual motoristas se cadastram e recebem solicitações de empresas. O ideal, para que nunca falte frete, é combinar a possibilidade de ter uma viagem extra com um emprego de motorista, mais seguro.