Zeroseuns
Empregos

Vagas de Emprego de Marketing em Portugal: Como Conseguir?

Lucas
04 janeiro, 2021
Vagas de Emprego de Marketing em Portugal: Como Conseguir?

Entenda como funciona o mercado para o emprego de Marketing em Portugal. Reunimos explicações sobre salários, benefícios e principais concelhos com vagas e cargos bem remunerados.

Como é o mercado de emprego de Marketing?

Assim como outros setores com bastante oferta, a área de Marketing em Portugal anda a pequenos passos. Por isto, tenha em mente que, a princípio, a busca por emprego de Marketing no Porto ou outro concelho não será fácil.

Emprego de Marketing
A área de marketing envolve pesquisa, projeto e gestão de campanhas e também de clientes.

Ainda assim, segundo o Guia do Mercado Laboral da Hays, o setor de Marketing e Comunicação está em 4.º lugar entre os que possuem maior procura. Em termos de especialidade, são as áreas com maior destaque:

  • Gestores de contas-chave
  • Gestores de marketing de clientes
  • Gestores de exportação
  • Gestores de marketing e comunicação
  • Especialistas em marketing comercial

Quanto se ganha num emprego de Marketing em Portugal?

Os salários de emprego de Marketing em Portugal costumam variar entre 25 a 30 mil euros anuais para gestores de contas de clientes. Já cargos de gestores de contas-chave podem ter um incremento para 28 a 50 mil euros anuais.

Quando se trata de emprego de Marketing Digital, os salários variam mais, caindo entre 30 a 45 mil euros anuais.

O que é preciso para se candidatar?

  • Tenha um currículo atualizado com formação na área e devidamente digitalizado.
  • Experiência é sempre valorizada, especialmente em cargos de gestão.
  • Decida se pretende ter um trabalho full-time ou um emprego de Marketing part-time.
  • Proficiência em inglês costuma ser necessária, idiomas como castelhano também são bons adicionais.

Onde encontrar emprego de Marketing em Portugal?

Seja a intenção encontrar um emprego de Marketing em Leiria ou Lisboa, as plataformas de vagas online são muito úteis. Com os filtros certos, pode-se encontrar trabalho em quase toda localidade de Portugal.

Atualmente, os principais canais para conseguir emprego na área de Marketing em Portugal são:

  • Carga de Trabalhos
  • IEFP (Centro de Emprego)
  • Indeed
  • LinkedIn
  • Net Empregos
  • Tronik

Claro, também é possível ir diretamente para sites de empresas específicas. Por exemplo, buscar uma vaga de emprego de Marketing na Fnac e enviar um e-mail diretamente para a companhia.

Brasileiros conseguem emprego nessa área em Portugal?

Com comprovação de experiência, dificilmente um brasileiro que está legalmente em Portugal terá problemas. No entanto, a disputa pela vaga de emprego de Marketing em Portugal vai ser no mesmo nível de dificuldade encontrado pelos portugueses.

Em geral, não deve ser necessário passar por nenhum processo de revalidação, pois o currículo importará mais. Ir para Portugal com a esperança de conseguir um visto de trabalho para brasileiros, no entanto, pode ser frustrante.

Emprego de Marketing Digital
O currículo ideal de Marketing conta com experiência profissional e cursos de especialização.

Como conseguir formação para emprego de Marketing em Portugal?

O principal requisito para se encontrar uma vaga de emprego de Marketing digital em Portugal é a formação académica ou cursos. Embora seja possível desempenhar funções de Marketing sem ter um diploma, normalmente trata-se de uma demanda das empresas.

Por isto, aqueles que ainda buscam a sua primeira formação ou cursos de especialização na área podem se interessar por sites como:

Disruptive Digital Education : a EDIT conta com cursos de UX, Marketing Digital e Estratégia de Marketing, além de outros. Com unidades nas cidades de Lisboa e Porto, pode adicionar pontos ao seu currículo.

Lisbon Digital School: para aqueles que buscam emprego de Marketing Digital, a LDS oferece cursos presenciais e online também. Seus cursos incluem desde branding até influência digital.

Flag: contam com cursos de design, inovação e copywriting, além de MBA e pós-graduação.

IADE: o IADE oferece diversos tipos de licenciatura ligados à área de Marketing, além de pós-graduação, com um custo um pouco mais elevado.

Resumo

Assim como em outros setores, as áreas de Marketing e Marketing Digital não estão exatamente a transbordar vagas. Ainda assim, é uma das áreas que mais contam com demanda no país.

Aqueles interessados devem trabalhar bem no currículo, inclusive com experiência e cursos adicionais. Felizmente, há diversos sites que oferecem a facilidade de selecionar emprego de Marketing no Porto, em Leiria, e diversos outros concelhos e distritos portugueses.

Para aqueles que conseguem, especialmente no caso de cargos de gestão, o salário é bem atrativo.