Considerada uma profissão de grande importância, a arquitetura paisagista está a abrir caminhos para novos especialistas. Aprenda aqui onde encontrar emprego de arquiteto paisagista em Portugal.
O que caracteriza o emprego de arquiteto paisagista?
Os arquitetos paisagistas são responsáveis por planear e desenhar os projetos de espaços abertos, essenciais para a administração pública. Como exemplos, podem ser citados parques, instituições, rodovias, sítios industriais e comerciais, áreas residenciais e escolas

A arquitetura paisagista é essencial para Portugal, pois é a categoria que trata do cumprimento dos compromissos da Convenção Europeia de Paisagem (CEP). A partir dos projetos, é também no emprego de arquiteto paisagista que se acompanha a construção, a manutenção e a recuperação dessas áreas.
Quais são as funções a serem desempenhadas?
- Estudo e planeamento da paisagem, com organização dos elementos que a compõem. É preciso considerar não só a estética, mas também o equilíbrio económico, ecológico e social dos projetos.
- Recuperação de paisagens e jardins, especialmente aqueles com valor histórico, além de determinar impactos ocorridos ou possíveis.
- Compreensão e coordenação de aspetos relevantes e ligados à geografia, ecologia, geologia, litologia, geomorfologia, hidrologia e vegetação de toda a paisagem.
- Elaboração de recomendações e relatórios a respeito de impacto ecológico e ambiental.
- Criação de maquetas e esboços para orientar os trabalhos em cima do projeto.
- Orientação dos trabalhos de forma técnica, como supervisor da prática.
- Acompanhamento da construção e/ou restauração de modo a garantir o cumprimento das especificações e normas aplicáveis.
Onde encontrar emprego de arquiteto paisagista em Portugal?
Atualmente, a melhor maneira de encontrar um emprego de arquiteto paisagista em distritos de Portugal é por meio de sites de classificados online, como a OLX. Alguns exemplos são:
- Indeed.com
- Net-empregos.com
- OLX.pt
- Sapo.pt
Entre as principais vantagens estão as informações mais atualizadas e a possibilidade de filtrar de acordo com o salário e o distrito ou concelho. Caso prefira, pode também verificar diretamente nas empresas que lidam com o trabalho de desenvolvimento do território:
- Essentia
- GeoXXI
- Upstream Portugal

Quanto ganha um arquiteto paisagista em Portugal?
O intervalo salarial do emprego de arquiteto paisagista em Portugal varia entre 752 € e 2370 €, com início pouco acima do salário mínimo português.
Quais os requisitos de um emprego de arquiteto paisagista?
- Formação superior (licenciatura) em arquitetura paisagista ou semelhante.
- Facilidade de comunicação e bom relacionamento interpessoal.
- Domínio de Autocad.
Há também a possibilidade de que a vaga tenha exigências que não se aplicam a todos os casos. Abaixo há alguns exemplos:
- Possibilidade de exigir-se pós-graduação (mestrado).
- Experiência na elaboração e/ou acompanhamento de projetos de arquitetura paisagista (a depender do cargo).
- Experiência em área específica, como urbanismo e turismo.
- Regime de trabalho pode ser parcial ou integral.
- Inglês e/ou espanhol (a depender do cargo).
- Carta de condução.
Portanto, o ideal é verificar na vaga de emprego de arquiteto paisagista quais são os requisitos da empresa. Normalmente, exige-se experiência, exceto no caso de estágios.
Como funciona um estágio de arquiteto paisagista?
A exigência de experiência, seja em cargos públicos ou privados, costuma ser uma trava para recém-formados. Nesse caso, o estágio aparece como uma alternativa, embora seja preciso conhecer bem os seus termos.
Caso encontre e possa assumir este tipo de responsabilidade, busque saber sobre a remuneração e a possibilidade de progressão na mesma instituição ou empresa. Além disso, a possibilidade de participar de eventos ou cursos profissionalizantes deve ser considerada.
No mais, o mercado de trabalho de Portugal ainda está a se transformar e aquecer.
É uma profissão que depende de vários fatores, como investimento público, uma economia de produção que permite ao setor privado progredir, novas empresas com espaço para a arquitetura paisagista e a consciencialização dos agentes públicos.