Descubra onde encontrar trabalho ou vagas de emprego de distribuidor de publicidade nas principais empresas do ramo em Portugal, o quanto pode ganhar e mais informações.
O que é um Distribuidor de Publicidade?
Um distribuidor de publicidade faz literalmente o que o nome do cargo descreve. Deve-se disseminar a palavra sobre um serviço, produto ou empresa, seja por meio de flyers, com a própria voz, ou uma mistura dos dois.
Há empresas dedicadas a este serviço que contratam profissionais distribuidores de publicidade em Porto, Lisboa, Guimarães e muitas outras cidades. Além disto, é possível encontrar sites que intermediam a conexão entre quem busca e quem oferta o serviço.
Como Trabalhar de Distribuidor de Publicidade?
Muito embora a internet esteja a dominar o espaço e os orçamentos de publicidade, tal como se vê com anúncios Adsense por todas as partes, a ampla oferta de emprego de distribuidor de publicidade revela que o mercado mais “físico” ainda existe.
Para este trabalho, é preciso ter atenção aos requisitos, que podem variar muito de acordo com o perfil e projeções de cada empresa.
Requisitos Mais Comuns
- Carta de condução: nem sempre é necessária, mas faz sentido que queiram um distribuidor de publicidade que possa se locomover com facilidade;
- Conhecimento: conhecer bem a área que vai cobrir, muitas vezes a incorporar diversas freguesias e até mesmo mais de um distrito, é certamente um diferencial;
- Proatividade;
- Gosto pelo trabalho em equipe;
- Ampla e muitas vezes imediata disponibilidade.

Quanto Ganha um Distribuidor de Publicidade?
Segundo as informações encontradas em portais de emprego, distribuidores de publicidade em Portugal tendem a receber entre 500 e 1000 euros por mês. Em ordem, os maiores salários foram encontrados em Guimarães, Lisboa, Torres Vedras e Coimbra.
Vale destacar que há salários que chegam a 1.500 euros por mês e que, em geral, tudo depende da região e da carga e dificuldade de trabalho que se encontra. Por exemplo, um distribuidor de publicidade em Lisboa tende a ganhar mais por ser uma região mais cara.
Como Encontrar um Emprego de Distribuidor de Publicidade?
Existem duas maneiras de se trabalhar como distribuidor de publicidade em Portugal. Uma delas é da maneira tradicional, ao ser contratado por uma empresa de publicidade especificamente para esta atividade.
Alguns dos sites de emprego, como a OLX Portugal, tendem a mostrar diversas vagas deste tipo. Em geral, os requisitos e principais funções que serão desempenhadas pelos que levarem a vaga também são descritos. Entre os links úteis, encontram-se:
- Indeed
- Sapo.pt
- OLX
- Net Empregos
Como alternativa, pode-se buscar empresas que atuam no ramo e deixar o seu CV para ver se entram em contato. Nesta área, podem ser mencionadas a ARS e a CTT.
Profissionais Independentes
Uma outra alternativa é buscar sites e aplicativos que unem profissionais a clientes, sem que haja um contrato de trabalho. Assim como ocorre com motoristas Uber em Portugal, há plataformas de serviços em que distribuidores se encaixam.
Como exemplo, pode-se utilizar a StarofService, na qual nem mesmo é preciso cadastrar o serviço para encontrar clientes. Logo ao aceder ao sítio, pode-se notar diversas vagas para distribuidor de panfletos.
Há sempre detalhes sobre o trabalho, remuneração e outras informações que são úteis na hora de decidir. Além disto, permite a flexibilidade que muitos buscam neste tipo de atividade, sem vínculo empregatício.
Vale a Pena Trabalhar como Distribuidor de Publicidade?
Apesar de ser uma pergunta bastante pessoal, é possível dar alguma direção nesta linha de pensamento. Basicamente, considere os planos futuros em relação ao trabalho e se a remuneração como distribuidor de publicidade é suficiente para se manter.