Descubra um pouco mais sobre o Open Broadcaster Software, ou OBS Studio. Detalhes sobre o download da ferramenta, como funciona o streaming, e se vale a pena baixar o software em seu computador.
O que é o OBS Studio?
O OBS Studio (Open Broadcaster Software), é um software de streaming que permite transmitir ao vivo pela internet. Entre os seus diferenciais, vale mencionar o fato de ser de código aberto e totalmente gratuito, ideal para iniciantes ou aqueles com menos recursos.

Hoje, com a popularização de cursos e transmissões de jogos de consolas como o PS5, este tipo de ferramenta faz-se bastante útil.
Quais São as Características do Software?
- Permite ligar múltiplas câmaras.
- Adição de efeitos visuais.
- Permite ao usuário adicionar trilha sonora dedicada.
- Software simples e fácil de configurar.
- Sem necessidade de ter equipamento profissional
No entanto, o Open Broadcaster Software também possui algumas características não tão vantajosas. Para que possa ser feita uma comparação justa, a lista abaixo contém esses contrapontos:
- Arquivo um pouco pesado.
- Pode levar algum tempo para abrir.
- Transmissão com mais de uma câmara exige uma boa conexão de internet.
Como Fazer o Download do Open Broadcaster Software?
Aceda ao sítio web oficial do OBS Studio para ter a garantia de estar a realizar o download do Open Broadcaster Software original. Então, o processo é simples:
- Escolha o sistema operacional de acordo com a sua máquina, que pode ser:
- Windows 8, 8.1 ou 10
- macOS 10.13 ou superior
- Linux
- Baixe e instale o executável em sua máquina.
- Pronto, o OBS estará pronto para ser utilizado!
Como o Software Funciona?
Após fazer o download do Open Broadcaster Software e instalá-lo, é hora de entender como ele funciona. As funcionalidades encontradas após executá-lo em sua máquina para transmitir ao vivo são:
- Captura e mixagem de áudio e vídeo durante a transmissão, com alto desempenho, sem limite para as cenas, que podem ser alternadas.
- Adição de filtros para o vídeo e as suas diversas cenas.
- Possibilidade de reduzir ruído e gerir o ganho por meio das fontes de áudio, caso seja necessário.
- Fácil configuração, bastante intuitiva, com a facilidade de alternar entre perfis.
- As janelas podem ser facilmente modificadas para o melhor layout para o utilizador.

Como Usar o Open Broadcaster Software?
Ao abrir o OBS em seu computador, o layout pode ser dividido da seguinte maneira:
- A barra de ferramentas, no canto superior da tela.
- A tela de visualização, ao centro.
- A secção de Cenas, no canto inferior esquerdo. Ali são criados os cenários para os seus vídeos. Isso permite alternar entre diversos fundos com facilidade.
- Ao lado dela, a secção de Fontes, onde estão as fontes de captação de média do vídeo.
- No meio, bastante intuitivo, está o mixer de áudio.
- Ao lado do mixer, encontramos os controles e as ferramentas de transição. Assim, pode-se configurar uma transição para um dado momento.
Como Fazer Transmissão ao Vivo com o Open Broadcaster Software?
Já familiarizado com as funções do Open Broadcaster Software, é preciso entender como realizar uma transmissão ao vivo. Felizmente, temos os passos já preparados:
- Clique no botão “Configurações“.
- Aceda a “Stream“, no menu do lado esquerdo.
- Selecione, nessa ordem:
- O tipo de streaming que realizará, como uma plataforma de streaming pronta ou um servidor próprio.
- Definir o serviço de transmissão, como Twitch, Facebook, Youtube etc.
- Escolha o servidor, de preferência o mais próximo.
- Cole a “Chave da Stream” disponibilizada pelo servidor de streaming que está a utilizar.
- Clique em “Finalizar” e pronto!
Como Conseguir a Chave de Stream?
Em serviços que permitem transmissão ao vivo, como o Facebook, basta seguir o processo normal de streaming. Em vez de executar pela própria plataforma, copie a Chave de Stream que é fornecida.
No caso do YouTube, essa chave se encontra sob “Configurações da Transmissão”. Já no OBS, a plataforma de vídeos exige que seja utilizada a categoria “Servidor de Streaming Personalizado”.
Como Inserir o Logótipo no OBS?
Ao fazer uma live com o Open Broadcaster Software, muitos streamers gostam de ter o seu logótipo exibido na tela. O OBS possui essa funcionalidade, facilmente ativada:
- Na lista das Fontes, no segundo quadrado do canto inferior, seleciona-se “Imagem”.
- Nomeie a imagem e clique em “OK”.
- Em “Localizar”, encontre a imagem que quer colocar como o seu logótipo ou marca e pronto!
Como Gravar com Duas Câmaras?
Uma das maiores vantagens de realizar uma transmissão ao vivo com o Open Broadcaster Software é não ter a limitação de câmara única do Facebook e do YouTube, por exemplo. Basta conectar as câmaras ao computador e elas poderão ser utilizadas.
O processo é similar ao de inserção de logótipo, mas se seleciona “Dispositivo de Captura de Vídeo”. Só adicione as câmaras que deseja e conclua.
Alternativas ao Download do Open Broadcaster Software
Se por algum motivo o OBS não agradou, ou caso queira dar um upgrade para uma ferramenta de streaming mais profissional, a lista abaixo deverá ajudar.
- Wondershare Filmora: não é gratuito como o OBS, mas este edito de vídeos permite captura por dispositivo móvel e computadores com um toque profissional.
- Bandicam: Exclusivo para Windows, possui um custo um pouco menor que o software acima. Permite gravação em Ultra-HD com 120 frames/segundo. Pode gravar até 24 horas por vez, assim como gerar arquivos compactos.
- Icecream Screen Recorder: Possui uma versão gratuita limitada, é exclusivo para Windows e não exige uma máquina potente para rodar. Não permite muita edição de vídeo como os seus pares o fazem.
- Movavi Screen Capture: Voltado para a criação de vídeos de ensino e tutoriais, mas também captura vídeos e imagens de tela. Exclusivo para Windows, grava até 60 frames por segundo. Não permite carregar os vídeos automaticamente para plataformas como o YouTube.