Zeroseuns
Aplicativos

MIT App Inventor 2: O Que é e Como Funciona?

Lucas
06 outubro, 2020
MIT App Inventor 2: O Que é e Como Funciona?

O MIT App Inventor 2 permite criar aplicativos para dispositivos Android com facilidade, num ambiente bastante interativo. Neste artigo, exploraremos os seus usos e requisitos.

O que é o MIT App Inventor 2?

Lançado pelo Google em 2010 e atualmente sob a tutela do Massachusetts Institute of Technology (MIT), a versão 2 do MIT App Inventor permite criar aplicativos para Android. Com esse background, está claro que o MIT App Inventor 2 é confiável e seguro.

O que é o MIT App Inventor 2
O MIT App Inventor 2 permite a criação de aplicativos de forma fácil e sem códigos.

O seu objetivo é ser uma plataforma educativa e também intuitiva, de código aberto. Por conta disso, não é utilizada para fins profissionais e comerciais, apenas para pesquisas e estudos institucionais ou individuais.

Como ele funciona?

Sendo uma plataforma intuitiva e educativa, o MIT App Inventor 2 permite criar aplicativos de Android com alguns cliques. Botões e funções são arrastados, sem o uso de qualquer código.

Quais são os requisitos mínimos?

Não é preciso qualquer conhecimento de programação para usar o MIT App Inventor 2. Os principais requisitos são:

  • Computador Mac (OS X 10.5 ou melhor) / Windows (XP ou melhor) / Linux (Ubuntu 8+; Debian 5+).
  • Navegador Firefox 3.6+; Safari 5.0+; Chrome 4.0+. Não é possível criar aplicativos com o MIT App Inventor 2 utilizando o Internet Explorer/Microsoft Edge.
  • Android versão 2.3+ (Gingerbread) – como alternativa, emulação a partir do computador ou Chromebook).

Portanto, a chave é possuir um computador em que seja possível criar o aplicativo Android com o MIT App Inventor 2. Ao utilizar um emulador ou celular, será possível testar o que for criado no inventor de aplicativos.

Instalar o MIT App Inventor 2
Nomeie o seu projeto e comece a usar sem baixar nada.

Como instalar o MIT App Inventor 2?

O MIT App Inventor 2 não exige que o utilizador instale ou baixe qualquer arquivo, exceto o aplicativo de Android. Para configurar e criar o seu app, siga os passos:

  1. Abra o MIT App Inventor 2 no seu navegador.
  2. Escolha “Start a Blank Project” se quiser começar do zero; caso queira seguir um tutorial e aprender mais, escolha uma das alternativas padrão.
  3. Defina um nome para o seu projeto e aperte “OK”.

Como testar o aplicativo criado?

Após criar o projeto, ou para testá-lo em tempo real, é possível baixar o App Inventor Companion App para Android. Com ele, testa-se o aplicativo, que afinal de contas deve funcionar nos dispositivos. O processo é igualmente simples:

  • Baixe o Inventor Companion App oficial na Play Store aqui.
  • No MIT App Inventor 2, clique em “Connect” e “Connect to Companion”.
  • Capture o QR Code gerado com o seu app.
  • Teste o aplicativo que criou com facilidade.

Testando com um emulador

No seu App Inventor 2, selecione “Connect” no menu e então a opção “Emulator”. Não é um processo imediato e pode ser que o emulador leve alguns minutos para conectar.

Conectando ao App Inventor 2 via USB

Como o propósito do MIT App Inventor 2 é o uso educacional, pode ser que seja necessário testar as criações por meio de USB. Isso ocorre em escolas, por exemplo, onde pode ser que a conexão Wi-Fi não esteja habilitada.

Nesse caso, utiliza-se o software do MIT App Inventor 2:

  1. Mac: http://appinv.us/aisetup_mac
  2. Windows: http://appinv.us/aisetup_windows
  3. Linux: http://appinv.us/aisetup_linux_deb

Então, deve-se instalar o aplicativo do MIT AI2 Companion no celular pela Play Store ou pelo APK disponível pelo QR Code do site aqui. Após conectar o seu dispositivo Android ao computador, é preciso instalar o aiStarter em computadores Windows e Linux.

Pronto! Agora será possível realizar testes sem conexões Wi-Fi.

Como usar o MIT App Inventor 2?

A facilidade de uso é a principal característica do criador de app do MIT. Basicamente, clica-se nos ícones do lado direito e, sem largá-los, eles são colocados na tela do celular. Claro que tamanha facilidade possui alguma limitação, então não espere criar algo muito elaborado.

MIT App Inventor 2
O MIT App Inventor é extremamente intuitivo e fácil de usar.

Do lado direito, ao clicar em qualquer item adicionado ao aplicativo, pode-se configurar a sua aparência e função. Para um melhor entendimento, explicaremos todas as áreas do programa.

Interface do MIT App Inventor 2

  • App Inventor Designer: toda a tela principal onde se insere imagens, botões e tudo o mais que o seu app precisar.
  • Blocks: área de atribuição de funções aos itens adicionados – o que um botão, por exemplo, faz quando clicado.
  • Palette: primeira coluna do Inventor Designer onde estão todos os itens que podem ser arrastados e adicionados à tela do app.
  • Viewer: segunda coluna, onde se vê um dispositivo Android. É para onde os itens são arrastados.
  • Components: aqui estão todos os itens já adicionados, onde eles podem ser renomeados para uma melhor organização. Caso queira adicionar arquivos do seu computador – como áudio e imagens – clique no botão “Add”.
  • Properties: a última coluna altera as propriedades de cada item. Tudo o que tiver propósito estético será automaticamente atualizado no “Viewer”.

Criação efeitos e funções

No canto superior direito, pode-se alternar entre a área padrão de edição “Designer” e “Blocks”. Após deixar o app com o visual que deseja, ele precisa fazer algo. Então, a interface muda e adiciona os seguintes elementos:

Os comandos estão abaixo de “Built-in”, de forma bem intuitiva. Ao clicar neles, pode-se estruturá-los com simples cliques, sem precisar digitar qualquer linha de código.

Conclusão

Optar pelo MIT App Inventor 2 pode ser uma ótima maneira de se divertir e aprender algo novo. No entanto, os aplicativos criados com a ferramenta são simples e não possuem aplicação profissional. Muitas pessoas ainda tentam, cientes de que o resultado não ficaria tão bom.

Por conta disso, criaram o Thunkable, uma versão mais aprimorada e com esse intuito comercial. Vale a pena conferir, após experimentar o App Inventor 2.