Zeroseuns
Aplicativos

Qual o Melhor Software de Gestão Empresarial para Pequenas Empresas?

Lucas
07 março, 2021
Qual o Melhor Software de Gestão Empresarial para Pequenas Empresas?

Descobrir qual o melhor software de gestão empresarial para pequenas empresas pode auxiliar na manutenção e organização do seu negócio. Estar preparado desde o início pode auxiliar no crescimento do empreendimento.

O que é um Software de Gestão Empresarial ou ERP?

Um software de gestão empresarial ou ERP (Enterprise Resource Planning – Planejamento de Recursos Empresariais) permite a gestão integrada de todas as áreas ou departamentos empresariais.

Isso inclui o setor financeiro, de compras, vendas, estoque, contábil, fiscal, jurídico e outros. De forma organizada, pode-se ter um melhor controlo de tudo o que está ligado ao negócio.

Melhor Software de Gestão Empresarial para Pequenas Empresas
Um bom software ERP pode evitar reuniões desnecessárias e improdutivas.

Como o tratamento de dados está se tornando um dos pilares de qualquer grande ou pequena empresa, ter o melhor software de gestão empresarial é imprescindível.

Como Identificar o Melhor Software de Gestão Empresarial para Pequenas Empresas?

O melhor software de gestão empresarial para pequenas empresas permite uma visão holística de todo o funcionamento e andamento de um negócio. Assim, a identificação de custos desnecessários e oportunidades de aumento da produtividade é mais fácil.

Além disso, deve possuir um registo automatizado da movimentação das mercadorias e das vendas, além do fluxo de dívidas e funcionários, para auxiliar na operação saudável da empresa.

Para facilitar, reunimos uma lista com os melhores softwares de gestão empresarial para pequenas empresas com base em orçamento, facilidade de implementação e segurança.

Os Melhores Softwares de Gestão Empresarial para Pequenas Empresas

Tenha atenção na escolha de um sistema ERP que seja adequado ao seu pequeno negócio. Cada pequena empresa pode se beneficiar de um software diferente, então é preciso atenção às alternativas.

Melhor Software de Gestão Empresarial para Pequenas Empresas Grátis
Considere diversos parâmetros na escolha do software ideal.

aAce: Software ERP

Com mais de 15 anos de história, o sistema de gestão empresarial para pequenas empresas aACE, compatível com Mac e PC, permite um amplo controlo sobre diversas áreas:

  • Calendário e Agenda
  • Contabilidade
  • Envio e Recebimento
  • Estoques
  • Gestão de Compras
  • Gestão do Relacionamento com o Consumidor
  • Planejamento de Recursos
  • Produção

A automação está integrada também a aplicativos da plataforma que permitem o uso dos seus recursos por meio de dispositivos móveis.

No total, o software vem em duas diferentes edições, uma completa para pequenos negócios e outra muito mais expansível, para grandes empresas.

Site Oficial

ContaAzul é o Melhor Software de Gestão Empresarial para Pequenas Empresas?

ContaAzul é um software de gestão empresarial para pequenas e médias empresas. O seu painel de controlo permite uma visão ampla de cada área, a integração da plataforma com o banco e o também o gerenciamento das vendas, até a emissão de nota.

É possível criar contas com diversos níveis de autoridade, desde os menores funcionários até os donos da empresa. Isso permite que os funcionários só acedam às suas respetivas áreas.

ContaAzul é um software com criptografia SSL, a processar dados pelo AWS (Amazon Web Service). Pode-se utilizá-lo por três dias gratuitamente, e os seus planos pagos variam quanto ao número de notas fiscais, usuários e boletos.

Site oficial

TOTVS: Sistema ERP

Um dos produtos da TOTVS é o seu sistema de gestão que padroniza processos empresariais e permite a gestão otimizado em busca de melhores decisões. Os seus módulos se ajustam às seguintes áreas:

  • Compras
  • Contabilidade
  • Estoque e Custos
  • Faturação
  • Financeiro
  • Fiscal

Entre os segmentos que o seu sistema ERP atende, estão incluídos o Agronegócio, a construção, distribuição, educação, hospitalidade, setor jurídico, logística, manufatura, prestação de serviços, saúde, serviços financeiros e a venda a retalho (varejo).

Oferecido na nuvem, o sistema TOTVS se considera o melhor software de gestão empresarial para pequenas empresas pela redução no seu custo de infraestrutura.

Site Oficial

Caflou: Seria o Melhor Software de Gestão Empresarial para Pequenas Empresas?

Caflou é uma alternativa para aqueles que buscam o melhor software de gestão empresarial para pequenas empresas para trabalho remoto. Com suporte 24/7 e pagamentos que podem girar em torno de alguns cêntimos ao dia, o sistema ainda permite um teste gratuito.

Entre os seus destaques, estão o acompanhamento de toda a equipa e projetos, gestão de fluxo de caixa e atividades do negócio, identificação de corte de gastos e eficiência no home office.

Site Oficial

Monday.com: Ferramenta de Gestão Visual

Por último na nossa lista com as opções do melhor software de gestão empresarial para pequenas empresas está o Monday.com. Com um design intuitivo e a possibilidade de preparar em minutos, é talvez a opção favorita de pequenas empresas de Portugal, Brasil e Moçambique.

O seu custo costuma ser por utilizador, e há total compatibilidade com dispositivos iOS e Android. No total, têm-se 14 dias de avaliação gratuita com acesso aos recursos que incluem:

  • Construção
  • CRM e Vendas
  • Desenvolvimento de software
  • Design e criação
  • Gestão de projetos e tarefas
  • Marketing
  • RH e Recrutamento
  • TI
  • E mais.

Site Oficial

Qual o Melhor Software de Gestão Empresarial para Pequenas Empresas Grátis?

Apesar de a opção de um software de gestão empresarial para pequenas empresas gratuito não ser inexistente, não é recomendado. Além da dúvida quanto à segurança dos dados e informações da companhia, dificilmente os recursos serão tão completos.

Mesmo um pequeno negócio precisa e pode se beneficiar muito de eficiência. Portanto, o que pode ser feito é avaliar qual é o melhor software de gestão empresarial para pequenas empresas com o menor custo.

Como a nossa lista foi elaborada com programas já estabelecidos no mercado, fica mais fácil comparar este pequeno número em busca da melhor opção.

Como Escolher o Software Correto?

Imagine que há uma oferta de empregos na EDP e esta empresa precisa de um recrutamento eficaz. Através de um software de gestão, ou ERP, os gestores gerais e de RH podem acompanhar e gerir os processos de forma centralizada e descentralizada ao mesmo tempo.

O mesmo vale para todas as demais áreas, mas só é possível usufruir dessa facilidade se o software se encaixar nos três pilares: implementação, orçamento e segurança.

Implementação do Sistema ERP

Algumas pequenas empresas já estão estabelecidas, enquanto outras começarão já com um sistema ERP escolhido. Cada processo difere quanto à implementação, pois é preciso que toda a equipa se adapte ao seu uso.

Nesta fase, importam a facilidade de uso e a capacitação que é possível de ser feita. É comum que haja alguns gargalos e dificuldades que precisem ser vencidos, mas ajuda optar por um sistema prático.

Orçamento para o Melhor Software de Gestão Empresarial para Pequenas Empresas

Ao olhar os sites de todos os softwares ERP que divulgamos aqui, é possível ver todo o tipo de faixa de preços. Por mais que seja um investimento, é imprescindível fazer as contas para garantir que cabe no orçamento da empresa.

Segurança do Software

Mais uma vez, é reforçada a importância de se ter um software de gestão empresarial seguro. Busque saber quem é a empresa responsável e se ela permanece sólida, e evite software gratuito para não ter que arcar com diversos problemas.

Pronto! Agora já está tudo preparado para escolher o melhor software de gestão empresarial para pequenas empresas.