Zeroseuns
Aplicativos

Como Criar Uma Conta Bitcoin Em Portugal? 4 Passos

Lucas
25 outubro, 2020
Como Criar Uma Conta Bitcoin Em Portugal? 4 Passos

Descubra como criar uma conta Bitcoin, além dos métodos utilizados para comprar Bitcoins em Portugal. Com esse conhecimento, poderá juntar criptomoedas ou vender com lucro, o que é a principal atividade de traders portugueses.

O que é e como funciona a Bitcoin?

Antes de explicarmos como criar uma conta com Bitcoin em Portugal, precisamos definir o que é essa moeda. Trata-se de uma moeda digital, uma criptomoeda, cuja transferência depende de operações matemáticas complexas, rápidas e que não permitem roubo. Além disso, nenhuma autoridade ou pessoa possui controlo sobre ela.

Como criar uma conta Bitcoin
Comprar bitcoins em Portugal é fácil e rápido, mas requer alguns cuidados e a preparação correta.

Ela foi criada ainda em 2008, e desde então empresas especializadas mineram para obter novas Bitcoin. Elas são então postas no mercado, mas a oferta de novas moedas vem a diminuir, de forma planejada, o que tem feito o Bitcoin se valorizar cada vez mais. Com ela, é possível adquirir bens ou serviços sem rastreio, ou simplesmente especular para lucrar.

Quais são as vantagens de comprar Bitcoins em Portugal?

  • É uma forma completamente anónima de efetuar transações monetárias.
  • Provou-se seguro e resistente a ataques, pois não existe um centro que possa ser derrubado.
  • As transações são replicadas e descentralizadas, impedindo ataques.
  • É fácil de comprar e vender, com pagamentos instantâneos.
  • Permite especulação e muitos já lucraram por comprar Bitcoins em Portugal.
  • É fácil criar uma conta Bitcoin.
  • O controlo e a responsabilidade é toda do detentor, sem nenhum banco ou instituição que vigie.
  • As taxas para recebimento ou envio são muito baixas se comparadas ao envio tradicional de dinheiro.

Quais as possíveis desvantagens?

  • A alta volatilidade, especialmente enquanto ainda houver uma quantidade considerável de Bitcoin a ser minerada, pode derrubar os preços.
  • Por variar 24 horas, pode ser um susto e tanto ver a sua reserva diminuir – tanto quanto pode aumentar.
  • Nem todo bem e serviço pode ser comprado, até então, com Bitcoins.
  • Uma vez que guarde os seus Bitcoins num meio físico ou digital, perdê-la ou perder a senha significa perda total. Por isso, sempre tenha backups.

O que é uma carteira de Bitcoin?

Ao criar uma conta Bitcoin em Portugal e comprar as suas primeiras criptomoedas, será preciso guardá-las em carteiras. Elas poderão ser acessadas ou digital, ou fisicamente, com chaves secretas que devem ser muito bem guardadas.

Se alguém as roubar, ou se por acaso as esquecer, também perderá total acesso às criptomoedas. Agora, vamos entrar como criar uma conta Bitcoin, e depois passamos às opções de carteira mais seguras.

Como criar uma conta Bitcoin com carteira?

A carteira é exatamente o que dá a entender, o local onde ficam guardadas as suas criptomoedas. Não é seguro deixar o dinheiro ou Bitcoins guardados nas corretoras, mesmo que elas tenham carteira própria, então é possível dar mais segurança guardando tudo em uma dessas opções de carteira:

  • Hardware: um dispositivo físico, como os da marca Ledger e Trezor.
  • Aplicativos iOS e Android: carteira acessada por seus dispositivos móveis. Airbitz, Blockchain e Copay são exemplos.
  • Desktop: acesso pelo computador, como Electrum.
  • Web: acesso via navegador, como GreenAddress e BTC.com.

Dê preferência às carteiras de hardware, pois impedem acesso de hackers. Além disso, faça backups frequentes, para garantir a recuperação caso perca de alguma maneira.

Como criar uma conta Bitcoin?

Antes de criar uma conta Bitcoin em Portugal, é preciso ter atenção a duas coisas. A primeira é que as compras e vendas são feitas por empresas de intercâmbio, ou corretoras, mas não são o melhor lugar para deixar as suas criptomoedas. Em vez disso, há carteiras especiais que depois mencionaremos.

1. Escolhendo uma corretora / site de intercâmbio

O primeiro passo envolve decidir em qual corretora irá criar uma conta Bitcoin. É preciso considerar as taxas, o spread (de onde tiram o lucro) da corretora nas transações e a facilidade de uso. Alguns nomes comuns em Portugal são:

  • Binance
  • CoinBase
  • Bitstamp
  • Bitpanda
  • CEX.IO

2. Criando uma conta Bitcoin

A criação da conta em é bastante simples. No site da corretora escolhida, preencha os seus dados e também com o método com o qual depositará. Esse dinheiro será utilizado para comprar Bitcoins em Portugal, e pode ser enviado por meio de:

  1. Cartão de crédito ou débito
  2. Transferência bancária
  3. Depósito bancário
  4. MBNet
  5. MBWay
A sua conta de Bitcoin já está pronta, mas ainda faltam alguns passos antes de comprar.

3. Comprovação de identidade

É preciso confirmar a identidade como em qualquer banco digital ou corretoras em geral. Por isso, tenha preparado um documento de identificação, como carta de condução ou cartão de cidadão, pois será preciso enviá-lo.

4. Compra de Bitcoin em Portugal

Assim como criar uma conta Bitcoin, o processo de compra e venda é bastante simples. A interface variará conforme a corretora escolhida, mas, em geral, basta ter dinheiro em conta suficiente para comprar a quantidade da criptomoeda escolhida – que pode ser, além da Bitcoin, a Ethereum, a Litecoin e diversas Altcoins.

Não deposite a quantia exata de que deseja comprar Bitcoins em Portugal, pois será preciso pagar uma taxa. Apesar de pequena comparada a aplicativos de bancos tradicionais, ela ainda assim existe.

Existem outras formas de comprar Bitcoin em Portugal?

Agora que já está claro como criar uma conta Bitcoin é um processo simples, é bom saber que há algumas alternativas para comprar Bitcoin. No entanto, elas são menos populares e, talvez, até menos seguras do que o uso de uma corretora.

  1. Compra Direta: os portugueses que desejam eliminar os intermediários podem fazer compras diretamente dos donos de Bitcoin. No entanto, é preciso ter em mente os riscos de uma transação assim, apesar de eliminar qualquer taxa. Existe um site para isso, chamado LocalBitcoins.
  2. Máquinas Multibanco (ATM): Máquinas ATM podem servir para comprar Bitcoins em Portugal. Basta ter o QR Code do seu endereço Bitcoin, ou coletar um recibo que poderá depois ser adicionado à sua carteira. O site Coin ATM Radar mostra onde há essas máquinas para comprar Bitcoins em Portugal aqui.
  3. MBWay ou MBNet: por estabelecimentos ou de forma online, o MBWay e os cartões MBNet podem ser utilizados nas corretoras na forma de débito. É uma alternativa segura, já que não serão digitados o seu cartão ou dados bancários nas corretoras.