Zeroseuns
Adsense

Guia Completo do Google Analytics 4

Lucas
18 novembro, 2020
Guia Completo do Google Analytics 4

Entenda como criar uma conta do Google Analytics 4, o que realmente mudou com essa nova versão e quais passos são necessários para que consiga explorar ao máximo os recursos oferecidos.

O Que é o Google Analytics 4?

O Google Analytics foi totalmente remodelado e se transformou no Google Analytics 4, ou GA 4.0, no dia 14 de outubro de 2020. A versão anterior deixa de ser atualizada, mas permanece uma opção para os usuários do GA. Mais do que métricas aprimoradas, o Google Analytics 4 traz adaptação à nova realidade que combina aplicativos e páginas Web.

O Google Analytics 4 permite trabalhar com dados mais profundos sobre os seus utilizadores.

Para Que Serve?

O Google Analytics 4 continua a ser uma ferramenta de monitoramento para donos de páginas e negócios na Web, mas mais aprimorada. Como os seus dados servem de base para estratégias e decisões valiosas, dados mais fidedignos – e até mais bem calculados – resultam num melhor aproveitamento e retorno do investimento.

Quais São as Principais Mudanças e Atualizações do Google Analytics 4?

  • Notificações automáticas: mudanças consideráveis não serão mais uma surpresa quando abrir o GA 4.0 a próxima vez. Se algo significativo ocorrer, o serviço envia notificações ao utilizador.
  • Planeamento: métricas preditivas permitem antecipar possíveis entradas e engajamento.
  • Foco no cliente: seja via app ou website, há maior atenção a como o cliente se comporta, em vez de somente os meios que utiliza para o acesso.
  • Maior detalhe: não é mais necessário criar configurações no Tag Manager para saber como o visitante de fato se comportou na página. Os detalhes são mais profundos, baseados em eventos e não em sessões.
  • Integração com Google Ads: os utilizadores do Google Analytics 4 que criam campanhas no Google Ads podem importar dados relevantes de seus visitantes para gerar novas campanhas.
  • Compliance: com a crescente mutação das leis e regulamentações sobre privacidade, o fato de o GA 4.0 ser adaptado para rapidamente se moldar a essas exigências é uma vantagem adicional para os seus utilizadores.
  • Tempo Real: diferente do lento acompanhamento do Google Analytics Universal, que é o nome completo da versão anterior, o Analytics 4.0 fornece as métricas em tempo real.
  • Rejeição: o engajamento agora é mais importante do que mudar ou não de página. Por isso, o Google Analytics 4 considera o tempo exposto e com o app ou página em primeiro plano para criar medições.

Como Usar o Google Analytics 4?

O GA 4.0 permanece gratuito e a forma de utilizá-lo depende de se o utilizador já possui ou não uma conta. Por isso separamos, o passo-a-passo em duas frentes.

Como Atualizar o Meu GA?

  1. Faça o login na sua conta Google Analytics já existente como sempre.
  2. Vá em “Administrador“.
  3. Defina a conta certa, ou prossiga caso só tenha uma.
  4. Vá na “Propriedade” que deseja atualizar e, então, em “Fazer upgrade para o GA4.”
  5. Para continuar tendo acesso ao “Analytics antigo”, escolha a opção “Preciso criar uma nova propriedade do Google Analytics“.
  6. Para sites com arquivo gtag.js, será possível “Ativar a coleta de dados com as suas tags existentes”

No caso daqueles que já possuem uma propriedade Google Analytics 4 e quiserem ligá-la, optem pela opção “Quero conectar a uma propriedade existente do Google Analytics 4“. O resto do processo é bem intuitivo.

Como Criar Uma Conta Google Analytics 4?

Assim como criar uma conta Adsense, criar uma conta na página oficial do Google Analytics 4 é bastante prático e fácil:

  1. Clique em “Criar Conta” na página oficial do Google Analytics ou logue com a sua conta Google.
  2. Em “Administrador”, escolha novamente “Criar Conta”.
  3. Adicione uma propriedade à conta, em “Criar Propriedade“.
  4. Caso já possua um site ou app, adicione um fluxo de dados, que é o que abastecerá o sistema com informações.

Importante ressaltar que isso é válido até mesmo para utilizadores do FireBase, que podem ter os seus dados importados para o GA 4.0, como explicado aqui.

O que Fazer Depois?

Agora o seu negócio ou projeto já conta com uma análise completa do fluxo de dados que envia para o Google Analytics 4. Caso não tenha um nicho definido e queira explorar as suas possibilidades, leia sobre como ganhar dinheiro com publicidade na internet.

E caso já seja utilizador do Google Adsense também, vale a pena conferir outra ferramenta que faz mágica com os dados das suas páginas: o Ezoic, parceiro oficial do Google.